AVENTURA-TE PELO QUE AMAS !

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Caminhos de Santiago - Agosto de 2010

Caminhos de Santiago

O desafio foi lançado!
Fazer os Caminhos de Santiago de Compostela sem carro de apoio.
Fernando Lareiro, Luís Saraiva, Tiago Dias, Ricardo Silva, Victor Almeida e Amílcar Marques foram os que me acompanharam neste desafio. O nosso principal objectivo era a verdadeira aventura e muita diversão.
A data estava marcada, dia 16 de Agosto, e assim foi… já com os alforges colocados e bikes bem afinadas… arrancamos por volta das 6 horas da manhã de Águeda.
A primeira avaria deu-se por volta do Km 80…pois foi… o suporte do alforge do Tiago não aguentou e partiu…mas conseguimos colocar de maneira a podermos prosseguir. Acabamos por almoçar perto do Perosinho, numa tasca, em que o almoço deixou muito a desejar. Depois de barriguinha cheia e debaixo de um calor quase insuportável lá continuamos nós.
A primeira noite passamos no albergue de S. Pedro de Rates. Um quarto só para nós, foi uma farra dos diabos…
Dia 17…6:00 da manhã toca a pegar nas bikes e continuar na nossa aventura.
Tivemos a nossa 2ª avaria…pois é…a bike do Ricardo ficou sem caixa de direcção…paramos em Barcelos numa loja a coisa arranjou-se….e logo de seguida mais uma avaria..desta vez o suporte da minha bike avariou, mas tudo se arranjou. Almoçamos em Ponte de Lima, depois do almoço não resistimos e fomos para o rio colocar as pernas de molho…e soube tão bem!
O caminho já percorrido tinha sido fantástico…mas o pior estava mesmo depois de Ponte de Lima, uma subida para mim espectacular mas muito, mas mesmo muito dura, de loucos… estava muito calor e a subida para alem de ser muito inclinada era constituída basicamente por pedra solta e para ajudar as bikes estavam super pesadas, foi mesmo brutal…
A segunda noite foi passada no albergue de Valença…uma noite mais calma pois o cansaço já se notava.
Dia 18…8:00 da manhã…depois de um pequeno almoço bem reforçado continuamos em direcção a Santiago. Almoçamos em Redondela, onde fomos muito bem servidos.
Este terceiro dia foi muito maçador, um sobe e desce constante onde o cansaço já predominava, finalmente chegamos a Padron! Mas não conseguimos arranjar lugar para dormir no albergue…como no albergue nos pediram 5€ por pessoa para tomar apenas um banho…decidimos ir tomar banho no rio com direito a champô e gel de banho..fantástico! Ao fim de bem lavadinhos e durante o jantar decidimos onde haveríamos de dormir. E a escolha foi no largo da igreja.
Para aquecer um pouco a noite compramos aguardente, mel e algumas bolachinhas e fizemos a famosa Cantadinha…foi a melhor noite, fantástica…e ao fim da Cantadinha acabar toca a enfiar dentro dos sacos cama e tentar dormir…
Dia 19…8:00 da manhã…um pouco doridos, pois dormir no chão não é nada bom para o corpo…e depois do pequeno almoço tomado…lá continuamos nós para a última etapa. Faltavam apenas 25Km’s para Santiago.
E finalmente Santiago de Compostela..estava super contente por termos chegado mas também um pouco triste pois a aventura tinha terminado…
Sentada no chão a olhar para a Catedral…magnifica.
Almoçamos por lá e depois fomos virados à estação de comboios, pois a nossa intenção era a autonomia total. Infelizmente não deu para vir de comboio…e…toca a ligar para papás e irmão para nos irem buscar.
E foi assim…uma aventura espectacular…uns caminhos fantásticos e uns companheiros magníficos.
O objectivo foi cumprido e a aventura jamais será esquecida!
Para o ano talvez o Caminho Francês!!!

3 comentários:

LAAC-LAACAR disse...

Foi realmente a verdadeira aventura!
Sem carro de apoio e completamente independentes é magnifico.

Unknown disse...

São estas as experiências que nos marcam.

Para o ano estamos a pensar fazer o Caminho Primitivo desde Oviedo. São 38o kms com 3000 mts de acumulado.

Se calhar até podemos combinar, a ideia é para 22-25/04.

www.daonelas.com

Unknown disse...

Para o ano deve ser mais calmo por não ser ano Xacobeu.